domingo, 30 de agosto de 2009

A semana que passou...

Semaninha dura, complicada, com viagens à Chapecó para atos de governo na terça e sexta. Viagem a Brasília na quarta para acompanhar o julgamento do TCU sobre as obras do porto de Itajaí e outros assuntos em órgãos federais... além de variadas reuniões e atendimentos ordinários da SEF.

Mas a parte boa é que andamos, todos, empenhadíssimos e felizes com os resultados que estamos conquistando. Num ano difícil, com crises financeiras no mundo todo, agravadas em SC com os fatores ambientais de novembro no Vale do Itajaí e as estiagens do oeste neste ano, e ainda, as consequências à cadeia de produção da suinocultura causada pela equivocada rotulação da gripe HINI de "gripe suína", estamos conquistando bons resultados.

No tempo próprio a mídia catarinense poderá fazer a sua parte.

Mas, já que toquei no assunto, alguém entende ou sabe o motívo de rotularem a gripe HINI de "gripe suína"?? aguardo vocês.

2 comentários:

  1. Assim como acontece nos seres humanos, o vírus influenza (causador da gripe)sofreu uma mutação nos porcos.
    Os primeiros casos da Influenza A (H1N1) foram detectados na área rural do México em 2008 e, no princípio, acharam se tratar de uma gripe tropical comum.
    Na área rural, onde havia criação de porcos que possibilitou a mutação do vírus, as condições de higiene eram precárias e o vírus acabou passando dos suínos para o primeiro humano (uma criança de 12 anos).
    Uma vez no corpo de um humano, que não conhecia defesa para a nova gripe, a doença se propagou com velocidade, primeiro no México, avançando pela América do Norte, até se transformar numa pandemia.

    ResponderExcluir
  2. outra versão...
    Influenza por vírus H1N1 foi originalmente denominada gripe suína porque testes laboratoriais mostraram que muitos dos genes do novo vírus eram similares aos das gripes que normalmente ocorrem em porcos na América do Norte. Porém, estudos posteriores mostraram que o novo vírus é bem diferente dos que normalmente circulam em porcos da América do Norte. O vírus da Influenza H1N1 tem dois genes de gripe que normalmente circula em porcos da Europa e Ásia, assim como genes de gripe humana e aviária.

    ResponderExcluir