quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Quatro naturezas humanas

Uma vez, na terra de Oz, quatro personagens partiram em uma estranha e perigosa jornada. Cada um deles carecia de uma coisa essencial para a sua natureza, e cada um deles desejava encontrar o grande Mágico de Oz e pedir-lhe pela sua ajuda.

  • O Leão carecia de coragem. Embora fosse um animal poderoso e magnífico, ele havia se tornado covarde e perdido o auto-respeito, e desejava que o Mágico lhe devolvesse a bravura. "Enquanto eu souber que sou um covarde eu serei infeliz", disse ele.
  • Dorothy temia que houvesse perdido o caminho de casa. "Totó", disse ela para o seu cãozinho, "acho que não estamos mais em Kansas". Embora nunca realmente perdida, Dorothy sentia-se desamparada e sozinha, e desejava que Oz a retornasse para a segurança da fazenda do seu tio e tia. "Não há lugar melhor do que a própria casa", disse ela.
  • O Homem de Lata acreditava que não tinha um coração. Embora delicado e sensível como era, ele se sentia endurecido com a ferrugem e incapaz de amar, desejava que Oz o ajudasse a sentir um coração quente e amoroso batendo dentro do seu peito. "Ninguém pode amar se não tiver um coração", disse ele.
  • O Espantalho pensava que não tinha um cérebro. Embora o mais engenhoso dos quatro, ele se considerava tolo e sem valor, e desejava que Oz o fizesse inteligente. "Um cérebro é a única coisa que tem valor nesse mundo", disse ele.

De braços dados, estes quatro personagens muito diferentes, partiram para a Cidade das Esmeraldas para procurar a ajuda do Mágico.

Coragem, Segurança, Coração e Cérebro: os quatro desejos dos personagens de O Mágico de Oz de Lyman Frank Baum refletem a natureza dos quatro temperamentos - os quatro padrões diferentes de personalidade que têm sido descritos pelos seres humanos por mais de dois mil anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário