terça-feira, 4 de agosto de 2009

Exemplos de serendipidade

A história da ciência e da tecnologia está coberta de serendipidade. Exemplos:

  1. Em 1948 George de Mestral saiu para caminhar em um campo da Suíça, e viu algumas sementes espinhosas grudadas em suas calças, reparou que seus ganchos finos tinham ficado presos nas dobras do tecido e teve a inspiração para inventar o Velcro.

  1. Art Fry tentava desenvolver uma supercola quando acidentalmente produziu uma cola tão fraca que dois objetos grudados com ela poderiam ser separados com facilidade. Fry, um membro entusiástico do coro da igreja local, cobriu pedaços de papel com sua fracassada supercola e os usou para marcar as páginas do seu caderno de hinos. E foi nesse ponto que nasceram os adesivos do tipo post-it.

  1. Um exemplo de serendipidade médica é o Viagra, que foi desenvolvido, inicialmente, para o tratamento de problemas cardíacos. Os pesquisadores só começaram a suspeitar que ele poderia ter um efeito colateral positivo quando os pacientes que tinham tomado parte nos testes clínicos se recusaram a devolver as pílulas não usadas, ainda que a droga parecesse não ter efeito algum sobre seus problemas de coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário