terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do advogado

O dia 11 de agosto é a data da lei de criação dos cursos jurídicos no Brasil e é também o Dia do Advogado. Esse dia é também conhecido como o "Dia do Pendura", uma tradição do início do século 20, quando comerciantes costumavam homenagear os estudantes de Direito deixando-os comer de graça. O dia é até hoje temido nos restaurantes, pois dizem que a tradição de comer sem pagar continuou a ser seguida...

Sou formado em Direito. Gosto do Direito. Nunca saí sem pagar de qualquer lugar.

Comecei minha faculdade na Unoesc de Joaçaba no dia 3 de março de 1993. Nunca me esqueço. Depois transferi para a Unoesc de Chapecó. Formei-me em 1 de agosto de 1998. Já estava aprovado para o curso de Mestrado em Direito, tendo adquirido o título de mestre em janeiro de 2001.

Comecei a lecionar na Unoesc de Xanxerê, no curso de Contabilidade já em outubro de 1998. Minha primeira matéria foi Direito Tributário. Daí não parei mais.

Já em 1999 trabalhei na implantação do curso de Direito na Unoesc Xanxerê, e em 2000 tivemos nosso primeiro ingresso. Turma que se formou em 12 de agosto de 2005. Turma que leva meu nome. O curso tinha 5 anos, dos quais lecionei para eles por 2 anos e meio. Acho que eles, os acadêmicos, já tinham um pouco de nojo de me ver. Vivemos coisas interessantes... Ficamos amigos, perdemos amigos (por acidentes), apreendemos, cooperamos, nos ajudamos. Eles estando interessados em apreender, eu em apreender para poder dizer algo. Ganhamos todos. Acho que eu ganhei mais.

Hoje é dia do advogado. A advocacia é um ofício nobre: representar com ética interesses. No exercício desta representação, opor, contrapor, argumentar, debater, convencer... reconhecer. Alguns diriam "vencer". Não gosto disto. Não se vence, se reconhece uma situação em Juízo.

Sempre gostei de uma história escrita por John Grisham, que depois virou filme: "O homem que fazia chover". Vale a pena o livro, vale a pena o filme!

Sinopse: "O homem que fazia chover" narra a história de um jovem advogado desempregado. O rapaz não só acredita em seus sonhos como transforma-se na única esperança de um pobre casal que luta contra o sistema de saúde americano.

A lição é simples: "fazer chover" é "conquistar o impossível". Na vida existe uma linha imaginária que divide o certo do errado... se uma única vez essa linha for transposta ela se apaga e você não sabe mais por onde estará pisando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário