sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Causas e consequências

O trabalho doméstico é o que mais abrange o trabalho infantil.

As causas são várias, pois trata-se de um fenômeno complexo:

1. Raízes na escravidão que perdurou até século XIX

2. Histórico de ausência de proteção da criança e produção de leis voltadas à disciplina, ao controle e à repressão do universo infantil, segundo o qual o trabalho emerge como instrumento hábil para a produção de corpos úteis e produtivos, adequados aos interesses políticos e econômicos.

3. Relações de lealdade entre senhor e escravo – crianças empobrecidas brincavam ou eram brinquedos dos meninos da Casa Grande

4. Questões econômicas, culturais, educacionais e políticas que definem o ingresso no trabalho infantil.

5. Condições de pobreza e a baixa renda familiar são estímulos para o trabalho infantil doméstico.

6. Precarização das relações de trabalho conduz à utilização da mão de obra infantil para manter o padrão econômico da família.

7. A oferta e a demanda também são fatores determinantes. A oferta influenciada pelas características pessoais e do ambiente familiar, como idade e o gênero, a relação de importância atribuída às atividades de lazer e educação e a demanda, que inclui remuneração e a dispensa de qualificação específica para os empregos domésticos e a falta de atratividade da escola.

8. A pobreza é a causa fundamental, mas não exclusiva, de todo o trabalho de crianças e adolescentes. As dificuldades de sobrevivência e a necessidade de complementação de recursos pelo trabalho das mulheres empurram as crianças para o trabalho infantil doméstico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário