quarta-feira, 22 de julho de 2009

Para quê serve o Estado

Esta é uma pergunta interessante. O Estado, visto como o conjunto de entes públicos, existe para organizar nossa vida em sociedade. Sua estrutura é burocrática (no sentido saudável e original estudado pela sociologia) e dela se utiliza para que possa agir, prestando serviços públicos ou regulamentando aqueles prestados pela iniciativa privada. Sinteticamente é isto. Mas há um elemento essencial à fiel execução de sua finalidade... são as pessoas que integram toda essa estrutura. Falei outro dia de uma opinião sobre como o Estado poderia ser melhor: disse que dois itens eram necessários, memória pública e especialização. Outros também são importantes, e os apresentarei mais à frente, mas estes dizem respeito à qualidade das pessoas que integram essa estrutura pública.
Um ente público será melhor gerido se as pessoas nutrirem um pouco do essencial espírito público, tão efêmero para alguns, mas tão presentes e permantentes para outros.
Gosto de repetir o que diz o Senador Raimundo Colombo: "o Estado existe para aqueles que não conseguem sozinhos dar conta de suas necessidades". É verdade, e essa finalidade é melhor compreendida e atingida dependendo da qualidade das pessoas, sobretudo as eleitas ou aquelas que recebem por delegação dos eleitos atribuições públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário