quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Weissbier e a Reinheitsgebot

A cerveja de trigo, ou weissbier, é a especialidade da Baviera, mas não tem destaque na Oktoberfest de Munique. As razões para isso vem de 300 anos atrás, quando foi implantada a mais famosa lei sobre cerveja da Alemanha: "a exigência de pureza", ou Reinheitsgebot.

Há 300 anos a cerveja de trigo era tão comum na Alemanha que levou à escassez de alimentos, pois os cervejeiros disputavam com os padeiros o suprimento de grãos. Para restaurar a ordem, em 23 de abril de 1516 o duque Guilherme IV da Baviera promulgou a chamada "Reinheitsgebot", que tornava ilegal o uso pelos cervejeiros d equalquer outro cereal que não a cevada, inadequada para fazer pão.

Excetuou-se, entretanto, de sua própria lei quando delegou à Hofbrauhaus - a cervejaria da corte -, o direito exclusivo de produzir cerveja de trigo na Baviera.

A Reinheitsgebot também proibia o uso de qualquer outro ingrediente que não fosse água, cevada maltada e lúpulos em cervejas de baixa fermentação, excluindo assim, não apenas frutas e codimentos mas toda espécie de iingredientes mais dúbios comumente adicionados, como urtiga e cogumelos.

Isso deu à cerveja bávara uma garantia de pureza que era uma nítida vantagem comercial, e a lei em breve foi adotada em toda a Alemanha.

A Reinheitsgebot não vigora mais, mas deixou como herança uma reputação de pureza e qualidade à cerveja alemã.

2 comentários:

  1. Sobre esta matéria gostaria de acrescentar que os registros em Santa Catarina apontam para Joinville como sendo a cidade que abrigou a primeira cervejaria (fonte: revista Origem ;comemoração dos 180 anos da cultura alemã no Brasil). Na minha opinião a cerveja artezanal que tivesse comprovadamente o trigo como matéria prima , deveria ser considerada como alimento, dentro do mesmo conceito dos vinhos.
    Afinal de contas, comer um legitimo joelho de porco defumado ou um risoto de Marreco só faz sentido acompanhado de uma cerveja devidamente qualificada. Situação essa que não é possivel observar nas cervejas comumente comercializadas(leia-se pouco encorpadas).

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dr.!

    Que honra deixar registrado um depoimento no seu blog!!

    O que posso dizer??

    Quando escrevemos transpomos o lado material, transcendemos. Fernando Pessoa, Drummond e até Lindolf Bell disseram isso, cada um a sua maneira, cada um da forma que melhor encontraram para externar ou materializar sentidos e sentimentos e grandes ensinanças!

    Parabens pelas palavras...
    Parabens pelo blog...

    Um abraço,
    Carina Saibo

    ResponderExcluir